Objetivos:
Compreender os conceitos da teoria de Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget e vivenciar a aplicação de sua teoria na mediação de jogos indicados para cada estágio de pensamento.
Estrutura do curso:
Plataforma Digital: alunos terão acesso a textos, slides de aula, fóruns de discussão e atividades de estudo e de avaliação para plena aprendizagem.
Aulas teóricas: mensais presenciais. Previsão de sete aulas teóricas, algumas com parte prática de atividades, jogos e linguagem para mediação de aprendizagem adequada para cada etapa do desenvolvimento.
Oficinas de jogos: Presenciais. Previsão de 3 práticas de oficinas no cronograma do curso e mais 4 opcionais, sem custo, que acontecerão conforme interesse do grupo em horários a combinar.
Dia e horário aulas mensais: Segunda-feira das 18:30 às 22:00
Investimento:
Estudantes e equipe Ciclos: Valor a consultar
Profissionais (psicólogos e professores): Valor a consultar
OBS: o grupo será incentivado a se encontrar para treinar os jogos apresentados nas oficinas. O espaço da Ciclos poderá ser utilizado para estas atividades.
VAGAS LIMITADAS
Etapas das atividades:
Uma semana online: ATIVIDADES NA PLATAFORMA DIGITAL CICLOS
Acesso à plataforma digital do curso.
Fórum de apresentação: local de encontro do grupo para traçar buscas, expectativas e experiências.
Leitura prévia: acessar o texto Módulo 1 sobre a biografia de Piaget e uma síntese de suas fases de pesquisa e publicações.
Presencial ou online: Primeira aula - Teoria
Apresentação dos conceitos de aprendizagem, estrutura de linguagem e pensamento da criança.
Plataforma:
Texto módulo 1: Epistemologia Genética de Jean Piaget
Texto módulo 2: O Estágio Sensório motor (zero a 3 anos)
Slides da aula
Atividades de estudo
Presencial ou online: Segunda aula - Teoria
Aquisições importantes da estrutura cognitiva; a evolução dos esquemas de ação; fases da imitação e aprendizagem.
Plataforma:
Texto módulo 3: Transição do Estágio Sensório motor para o pré operatório (18 a 24 meses)
Texto complementar 1: Conceitos dos principais autores sobre o desenvolvimento infantil. Melanie Klein, Winnicott, Emmi Pikler.
Slides da aula
Presencial e online: Terceira aula - Teoria e prática em oficinas de jogos
A criança começa a conceituar o mundo: processos, mecanismos e estimulações importantes.
Plataforma:
Texto módulo 4: Estágio de pensamento pré operatório (24 meses a 5 anos)
Texto complementar 2: Jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras – as características de aprendizagem em cada estágio de pensamento.
Slides da aula
Fórum e atividades de estudo
Oficina:
PSICOMOTRICIDADE: Jogos de encaixe (crianças de 8 meses a 5 anos)
JOGOS DE ESTIMULAÇÃO E CONSTRUÇÃO VISOMOTORA: Quebra cabeça, jogos baseados em gestalt de figuras (dois jogos de reprodução de imagens, proporção, percepção parte / todo)
JOGOS DE PERCEPÇÃO VISUAL E ATENÇÃO: Memória, Lince
Presencial ou online: Quarta aula - Teoria e prática em oficinas de jogos
Entre os 3 e 7 anos de idade assistimos ao desenvolvimento moral na criança, segundo Piaget. Neste módulo a partir de vários autores piagetianos abordamos conceitos fundamentais para orientar a educação na família e o desenvolvimento de ações na escola.
Texto complementar 3: Os tipos de limites, desenvolvimento da autonomia, o discurso da lei e o discurso da regra
Oficina: JOGOS DE CARTAS PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 4 ANOS - Mico, UNO. Apresentação das regras, mediação sobre as estruturas de pensamento ativadas nos jogos coletivos.
Presencial ou online: Quinta aula - Teoria e prática em oficinas de jogos
Estágio de pensamento Operatório Concreto (6 a 10-11 anos): As 20 habilidades operatórias do pensamento.
Plataforma:
Texto módulo 5: Estágio de pensamento Operatório Concreto
Atividades de estudo
Slides da aula
Fórum e atividades de estudo.
Oficina: Jogos para estimular a Construção do número
Nunca 4 / Nunca 5
Caracol matemágico / Tartaruga quebra a cuca
Presencial: Oficina de jogos: prática com jogos de desenvolvimento de pensamento lógico
Nesta oficina o tema transversal será a estimulação do pensamento lógico e atividades indicadas para cada faixa etária.
Jogos de lógica: sequência de histórias, jogos para fase pré operatória (4- 6 anos): jogo das grandezas, jogo de lógica (conceitos) jogo de lógica para grupo (sequência)
Jogos para crianças de 7 a 10 anos: Logix
Fórum
Presencial: Oficina de jogos: prática com jogos de regra e mediação de aprendizagem
Oficina com o jogo 4 cores
O possível e o necessário
Estratégias cognitivas e metacognitivas
Plataforma:
Texto complementar 4: Fazer e Compreender / O possível e o necessário nos jogos / estratégias e antecipação de jogadas.
Texto complementar 5: A questão do erro no processo de aprendizagem
Fórum de estudo
Presencial ou online: Sexta aula – Teoria> O processo de alfabetização
Desenvolvimento motor e traços no desenho: referencial teórico para analisarmos o grafismo infantil
O processo de ler e escrever: o analfabetismo bruto x tornar-se de fato leitor e intérprete.
Plataforma:
Texto complementar 6: Sobre o desenho
Texto complementar 7: O processo e os métodos de alfabetização. Como se estimula a formação de um bom leitor.
Presencial: Sétima aula – Teoria e oficina de jogos
O estágio de pensamento Operatório Formal (a partir de 11-12 anos) e o início do pensamento dedutivo: levantar hipóteses, comparar, deduzir, comprovar.
Plataforma:
Texto módulo 6: Estágio de pensamento Operatório Formal
Slides da aula
Atividades de estudo e avaliação.
Parte prática:
Exercícios de Lógica
Presencial: Oficina de jogos: prática com jogos de regra e mediação de aprendizagem
Jogos de regras e estratégias e condição sinne qua non (se... então...)
Einstein / Othello
Rummikub / oficial e com baralho
Módulos extras, a combinar com o grupo (aos que se interessarem pelos temas): a sugestão seria intercalar estes 4 momentos entre as datas acima, sem custo adicional. Oficinas apenas em formato presencial.
Oficina extra 1: Jogos de regras / O possível e o necessário
Senha ABC / Senha cores
Jogo da velha / Jogo Quarto
Hora do Rush
Oficina extra 2: Jogos de regras / Estratégias e antecipação de jogadas
Dominó
Mancala
Atenção> Triminó
Oficina extra 3: Jogos de regras
Inclusão e exclusão de classes> Cara a Cara
Jogo de tabuleiro> Ludo
Oficina extra 4: Avaliação de estágios de pensamento e desenvolvimento:
1) Provas operatórias de Piaget
2) Bateria Piaget Head de Lateralidade
VAGAS LIMITADAS!
Inscrições
» Rua Lourenço Dias, 735 - Centro - Araras / SP CEP: 13600-180
» Telefone: (19) 3542-0444 / (19) 3542-0340
» WhatsApp: (19) 9 9240-9377
Rua Lourenço Dias, 735, Centro, Araras/SP - CEP: 13600-180
(19) 3542-0444 / (19) 99240-9377
Ciclos no Facebook