PSICOPEDAGOGIA PARA ADULTOS e IDOSOS: Conheça as atividades importantes para esta fase de desenvolvimento - Ciclos - Espaço Terapêutico
PSICOPEDAGOGIA PARA ADULTOS e IDOSOS: Conheça as atividades importantes para esta fase de desenvolvimento

 Mente ativa, vida saudável & qualidade de vida

Atualmente, sabemos que com o aumento da longevidade  temos que acrescentar cada vez mais qualidade aos anos de vida. Mente e corpo precisam de cuidados, tanto para prevenção, quanto para intervenção nos processos da perda de desempenho das habilidades de memória, linguagem e raciocínio. Os estudos científicos atuais afirmam que é possível compensar perdas e declínios das funções da mente por meio da reabilitação cognitiva - e ainda é importante lembrar que mantendo-nos  ativos e buscando manter nossa consciência mais plena, preservamos nossa identidade.

Podemos ajudar você na prevenção e reabilitação!

A psicopedagogia de adultos apresenta uma proposta inovadora, pois une o embasamento científico das áreas de Neurociência e Gerontologia com o conhecimento das funções cognitivas: memória, atenção, percepção, linguagem, criatividade e inteligência, que através de exercícios  estratégicos mantem a mente sempre ativa.

 

As emoções, autoestima e sociabilidade também são estimuladas

Isso, consequentemente, também melhora  a saúde psicológica e emocional do indivíduo. Essas áreas de conhecimento buscam em conjunto, equilibrar a saúde global, resultando em um bem-estar de forma mais efetiva.

A mente necessita de uma variedade de atividades para se manter saudável,  nas atividades psicopedagógicas para adultos há  uma preocupação em expandir o desenvolvimento de todas as funções, não só com exercícios para desenvolver o raciocínio, mas também atividades lúdicas e artísticas, em que além de benefícios cognitivos e psicológicos, proporcionam a interação social, importantíssimo para combater a ansiedade, os quadros depressivos e melhorar a autoestima de quem já se sente inseguro por causa da idade.

Atividades como: músicas, danças de roda, jogos, contação de histórias, relatos de experiências, além de exercícios específicos para memória, impulsionam e estimulam as pessoas a explorarem novas possibilidades de aprendizagem e experiências, que despertam inúmeros sentimentos positivos, que se apresentam, em muitos casos, pela primeira vez.

 Envelhecer é apenas mais uma etapa de nosso desenvolvimento!

Também faz parte do processo de desenvolvimento cognitivo, despertar  e  estimular no idoso, maior interesse pela vida, oferecendo diversas opções de atividades, conhecidas e desconhecidas, o importante é  que as necessidades  e preferências individuais sejam respeitadas pelo psicopedagogo da forma mais confortável possível. Valorizar as particularidades,  tanto nas sessões individuais quanto nas sessões  em grupo, faz parte da proposta de intervenção, a sintonia entre as pessoas é fundamental e será sempre direcionada da maneira profissional e organizada para que todos tenham a devida atenção, confiança, apoio e afeto.

Como funcionam as sessões psicopedagógicas?

O primeiro atendimento não é cobrado (sessão zero).  Neste encontro realizamos uma entrevista para conhecer o perfil, necessidades, condições de desempenho e interesses da pessoa. A partir desse primeiro contato, é feito um planejamento de atividades, entre uma ou duas vezes por semana, que pode ser individual ou em pequenos grupos.

Que objetivo se pretende alcançar com as sessões?

A proposta do trabalho é traçar um plano personalizado  para cada perfil do cliente,     que mesmo preferindo fazer parte de algum grupo, tenha também acompanhamento  individualizado para que suas necessidades de desenvolvimento cognitivos e psicológicos sejam supridos  com a devida atenção e eficiência.

 Como é a participação da família?

 Em alguns casos, dependendo do nível de autonomia do cliente, é possível combinar acompanhamentos e avaliações  - quinzenal ou mensalmente. Fica a critério do familiar ou da necessidade.

 

 Quais são as atividades realizadas normalmente?

           

 As sessões podem ser em grupo ou individual e são propostos  exercícios práticos, visando aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, de forma lúdica em sua maioria, como por exemplo:

            - Roda de conversa, a partir da escolha de um tema, visando organização de ideias ou relatos de experiências.

            - jogos de desafios individuais e/ ou em grupos.

            - Atividades lúdicas com objetivos específicos ( coordenação motora, memória, pensamento estratégico, concentração e atenção).

             - Exercícios de organização mental para rotina diária.

             - Dança de roda, quando possível, para despertar a memória musical, através de letra, som e ritmo.

             - Contação de histórias.

             - Entre outros.     

            

   

Referências Bibliográficas:

Gasparetto, S.G.E.; Lasca V. Exercite sua Mente: guia prático para aprimoramento da memória, linguagem e raciocínio. São Paulo, editora Prestígio, 2005.

Inscrições

» Rua Lourenço Dias, 735 - Centro - Araras / SP CEP: 13600-180

» Telefone: (19) 3542-0444 / (19) 3542-0340

» WhatsApp: (19) 9 9240-9377

Contato

Rua Lourenço Dias, 735, Centro, Araras/SP - CEP: 13600-180

(19) 3542-0444 / (19) 3542-0340 / (19) 99240-9377

ciclos_araras@hotmail.com

Ciclos no Facebook