Mente ativa, vida saudável & qualidade de vida
Atualmente, sabemos que com o aumento da longevidade temos que acrescentar cada vez mais qualidade aos anos de vida. Mente e corpo precisam de cuidados, tanto para prevenção, quanto para intervenção nos processos da perda de desempenho das habilidades de memória, linguagem e raciocínio. Os estudos científicos atuais afirmam que é possível compensar perdas e declínios das funções da mente por meio da reabilitação cognitiva - e ainda é importante lembrar que mantendo-nos ativos e buscando manter nossa consciência mais plena, preservamos nossa identidade.
Podemos ajudar você na prevenção e reabilitação!
A psicopedagogia de adultos apresenta uma proposta inovadora, pois une o embasamento científico das áreas de Neurociência e Gerontologia com o conhecimento das funções cognitivas: memória, atenção, percepção, linguagem, criatividade e inteligência, que através de exercícios estratégicos mantem a mente sempre ativa.
As emoções, autoestima e sociabilidade também são estimuladas
Isso, consequentemente, também melhora a saúde psicológica e emocional do indivíduo. Essas áreas de conhecimento buscam em conjunto, equilibrar a saúde global, resultando em um bem-estar de forma mais efetiva.
A mente necessita de uma variedade de atividades para se manter saudável, nas atividades psicopedagógicas para adultos há uma preocupação em expandir o desenvolvimento de todas as funções, não só com exercícios para desenvolver o raciocínio, mas também atividades lúdicas e artísticas, em que além de benefícios cognitivos e psicológicos, proporcionam a interação social, importantíssimo para combater a ansiedade, os quadros depressivos e melhorar a autoestima de quem já se sente inseguro por causa da idade.
Atividades como: músicas, danças de roda, jogos, contação de histórias, relatos de experiências, além de exercícios específicos para memória, impulsionam e estimulam as pessoas a explorarem novas possibilidades de aprendizagem e experiências, que despertam inúmeros sentimentos positivos, que se apresentam, em muitos casos, pela primeira vez.
Envelhecer é apenas mais uma etapa de nosso desenvolvimento!
Também faz parte do processo de desenvolvimento cognitivo, despertar e estimular no idoso, maior interesse pela vida, oferecendo diversas opções de atividades, conhecidas e desconhecidas, o importante é que as necessidades e preferências individuais sejam respeitadas pelo psicopedagogo da forma mais confortável possível. Valorizar as particularidades, tanto nas sessões individuais quanto nas sessões em grupo, faz parte da proposta de intervenção, a sintonia entre as pessoas é fundamental e será sempre direcionada da maneira profissional e organizada para que todos tenham a devida atenção, confiança, apoio e afeto.
Como funcionam as sessões psicopedagógicas?
O primeiro atendimento não é cobrado (sessão zero). Neste encontro realizamos uma entrevista para conhecer o perfil, necessidades, condições de desempenho e interesses da pessoa. A partir desse primeiro contato, é feito um planejamento de atividades, entre uma ou duas vezes por semana, que pode ser individual ou em pequenos grupos.
Que objetivo se pretende alcançar com as sessões?
A proposta do trabalho é traçar um plano personalizado para cada perfil do cliente, que mesmo preferindo fazer parte de algum grupo, tenha também acompanhamento individualizado para que suas necessidades de desenvolvimento cognitivos e psicológicos sejam supridos com a devida atenção e eficiência.
Como é a participação da família?
Em alguns casos, dependendo do nível de autonomia do cliente, é possível combinar acompanhamentos e avaliações - quinzenal ou mensalmente. Fica a critério do familiar ou da necessidade.
Quais são as atividades realizadas normalmente?
As sessões podem ser em grupo ou individual e são propostos exercícios práticos, visando aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, de forma lúdica em sua maioria, como por exemplo:
- Roda de conversa, a partir da escolha de um tema, visando organização de ideias ou relatos de experiências.
- jogos de desafios individuais e/ ou em grupos.
- Atividades lúdicas com objetivos específicos ( coordenação motora, memória, pensamento estratégico, concentração e atenção).
- Exercícios de organização mental para rotina diária.
- Dança de roda, quando possível, para despertar a memória musical, através de letra, som e ritmo.
- Contação de histórias.
- Entre outros.
Referências Bibliográficas:
Gasparetto, S.G.E.; Lasca V. Exercite sua Mente: guia prático para aprimoramento da memória, linguagem e raciocínio. São Paulo, editora Prestígio, 2005.
Inscrições
» Rua Lourenço Dias, 735 - Centro - Araras / SP CEP: 13600-180
» Telefone: (19) 3542-0444 / (19) 3542-0340
» WhatsApp: (19) 9 9240-9377
Rua Lourenço Dias, 735, Centro, Araras/SP - CEP: 13600-180
(19) 3542-0444 / (19) 99240-9377
Ciclos no Facebook