Corpo Clínico: Psicopedagogia / Crianças - Ciclos - Espaço Terapêutico
Corpo Clínico: Psicopedagogia / Crianças

Avaliação Psicopedagógica

Tem como objetivo investigar o processo de aprendizagem do indivíduo, visando compreender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Este processo engloba: entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competências e dificuldades apresentadas.

Intervenção Psicopedagógica

Visa a o acompanhamento e prevenção de sintomas relacionados aos sentimentos de "não aprender". Embasada no estudo da origem das dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia visa o desenvolvimento de atividades que estimulam as funções cognitivas, abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais da criança/adolescente. Deste modo, a intervenção psicopedagógica contribui para a construção da autonomia e independência por meio da relação com o saber/aprender.

Orientação a Pais e Educadores

A orientação a pais e educadores auxilia no processo de educação de crianças, tanto pequenas quanto adolescentes e jovens, visando a reflexão de comportamentos, tanto dos próprios pais e educadores quanto das crianças. Este procedimento busca transmitir valores que possam garantir a convivência e o desenvolvimento das potencialidades do aprendiz.

Maria de Fátima Ricci

» Pedagoga com especialização em Psicopedagogia

» Especialização em Relações Interpessoais e Construção da Autonomia

» Avaliação e intervenção psicopedagógica

Contato

Rua Lourenço Dias, 735, Centro, Araras/SP - CEP: 13600-180

(19) 3542-0444 / (19) 3542-0340 / (19) 99240-9377

ciclos_araras@hotmail.com

Ciclos no Facebook